ALPHAVILLE MARINGÁ- SP | 2024
O projeto de paisagismo da Casa Floresta é mais do que uma composição estética; é uma celebração da natureza e da vida. A ideia foi criar um espaço que respire e inspire, que permita ao habitante conectar-se com suas raízes e encontrar conforto na essência em sua floresta privada.
Na fachada, trabalhamos com alturas variadas de árvores, como o imponente Pau Ferro, que confere volumetria e verticalidade, e os Araçás que preenchem os espaços trazendo privacidade. A combinação de Xaxins em diferentes alturas cria uma tela viva sobre a parede de pedra, formando um contraste visual que realça as linhas horizontais da arquitetura. Herbáceas cuidadosamente escolhidas contornam e destacam essas linhas, criando uma simbiose perfeita entre a construção e a vegetação.
Ao caminhar pela lateral esquerda da casa, somos transportados para um cenário encantador. Este percurso revela um bosque de árvores nativas como: Jacarandá Mimoso, Cedro Rosa, Cedro Brasileiro, Ipê Rosa e Fruto Sabiá e as palmáceas como o Palmito Juçara e Palmeira Elegans, que gradualmente compõem a paisagem da área de lazer. A diversidade das espécies escolhidas promove uma conexão profunda com a mata, evocando sentimentos de ancestralidade e paz. Este caminho contornado por herbáceas e forrações culmina no espelho d'água , um elemento que convida à reflexão e ao despertar dos sentidos, proporcionando uma experiência de tranquilidade e contemplação.
Além da paisagem de floresta privada, criamos um Jardim das Sensações mais escondido na outra lateral, próximo da cozinha, com árvores frutíferas como Limão e Jabuticaba e ervas aromáticas. Este espaço é um convite para explorar os sentidos, permitindo ao morador colher e apreciar os frutos e aromas que a natureza oferece, criando uma conexão ainda mais profunda com o ambiente ao seu redor.
Projeto Arquitetônico: Fernando Farinazzo | Projeto de Interiores: Adriana Oliveira e Rafaella Lanfranchi